terça-feira, 19 de abril de 2016

Fora com os ciganos travestidos!

Aqui há uns anos, um colega de faculdade virou-se para mim e disse:
- Epá, ontem fiz um "ganda" negócio!
Eu, que me pelo por uma boa história (sobretudo se meter fanfa), pus logo as orelhas a pino:
- Ah, sim? Então?
O rapaz endireita-se na cadeira e começa a narrativa daquele que parecia ser, segundo ele, o negócio do ano:
- Fui ao Chiado e estava lá um cigano a vender óculos de sol. Cheguei ao pé do gajo e olhei para o material que ele tinha à venda. Vi lá uns muito fixes e perguntei quanto custavam. Ele disse que eram 10€. E eu disse: «Nããã, não quero. É muito caro.». E vai ele e diz: «8!». E eu: «Nããã! Isso é muito dinheiro!». E o cigano: «Então, 7!». E eu, que já o tinha na mão, disse: «Quê? Isso ainda é muito!» E diz o gajo logo à pressa: «Epá, pronto, vai por 5€...». Olhei para o gajo e disse: «Não dou mais que 4.». O homem, que já devia estar farto de mim, diz assim: »Pronto, 'tá bem! Leva lá por 4€!». Não foi um "ganda" negócio?
Eu, que sou pobre e desconfio sempre quando a esmola me parece muita (e por valores pouco prováveis), avisei-o:
- Epá, sim...  Mas vê lá, tem cuidado com as lentes. Normalmente, esses óculos têm lentes que não prestam e podes ficar com alguma lesão na retina à pala disso.
O rapaz ficou a processar a nova informação e a conversa morreu por uns minutos. Continuei a prestar atenção À matéria que estava a ser dada na aula até o gajo me interpelar novamente:
- Olha, eu disse que tinha comprado os óculos, mas não cheguei a comprá-los.
Olhei para ele, com aquele ar de quem quer dizer «olha, e se fosses para o caralho pela 25 de Abril e voltasses montado nele pela Vasco da Gama?», e não precisei de abrir o bico para o descompor.
A nossa relação não foi a mesma a partir dali. Deixámos de trocar cromos do Pokémon e nunca mais reparti com ele o meu papo-seco barrado com Tuli Creme. Foi a retribuição por me ter tentado enciganar com histórias mal enjorcadas com ciganos.

4 comentários:

  1. Ele deve ter ficado tão assustado com a história da lesão na retina que teve um ataque brutal de honestidade, AHAH.
    "Deixámos de trocar cromos do Pokémon e nunca mais reparti com ele o meu papo-seco barrado com Tuli Creme" - AHAHAHAHAHAH, cromos do Pokémon ou, se estivessem em 2016... Pokémon Go x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então é essa a justificação... Um ataque de honestidade para cortar com o estado habitual de parvoíce que lhe é tão característico! :P
      Ui, Pokémon Go! Make them go to the hell with that shit! :P

      Eliminar
  2. Essas são as melhores descomposturas, em que um olhar é sufciciente ;) You go, boy. A boa notícia é que agora podes apanhar Pokeés com ele e reatar a vossa amizade, right... right...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que saber fazer bem a coisa, não é? :P
      Oh, sim! Estou mortinho por andar à caça de gambuzinos e de reatar a amizade. Oh p'ra mim! Todo eu sou tremores de vontade de fazer "ambas as duas" coisas :P

      Eliminar

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!