domingo, 27 de novembro de 2016

"Hasta la cueva, ahora!"

Fidel Castro, o histórico líder da revolução cubana, faleceu ontem. Apesar de estar oficialmente afastado do poder desde 2006, "El Comandante" continuava a ter grande influência nos destinos políticos da ilha caribenha e a sua morte constitui um rude golpe nas convicções daqueles que achavam que mais depressa vinha a Sierra Maestra Abaixo do que viam Fidel bater as botas.
Não consigo dissociar este acontecimento da visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa a Cuba há precisamente um mês atrás. Na minha opinião, tem que se estabelecer um paralelismo imediato entre este encontro e a morte de Fidel. Pese embora o facto de ter sido descrito pelos envolvidos como um «encontro amigável», tenho informações sólidas de que foi tudo menos isso. A coisa começou a azedar logo à chegada, quando o bom do Marcelo, à boa maneira portuguesa, estendeu a direita para cumprimentar o homem que sou viu a esquerda durante toda a vida. A contragosto, Fidel lá "apertou o bacalhau" ao nosso Presidente, mas não voltou a sentir-se confortável a partir daquele momento. O estômago pôs-se aos pulos, embateu nos pulmões a Norte e nos intestinos a Sul, provocando-lhe tosse cagalhoeira.
Se o estado de saúde de Fidel já não estava famoso, o golpe final foi dado anteontem... dia de "Black Friday". O bloqueio comercial dos Estados Unidos a Cuba dura há várias décadas e não permite a chegada ao país de produtos provenientes das "terras do tio Sam". Já muito debilitado, Fidel pôs-se, na última sexta-feira, a surfar à maluca pelas lojas online das grandes marcas americanas. Foi aí que aconteceu: um iPhone 7 vermelho-comuna com 40% de desconto e ele sem poder comprá-lo? Era demais. Foi o tilt final.
As autoridades cubanas decretaram nove dias de luto nacional. Faz sentido que assim seja. É apenas e só uma questão de coerência temporal, uma vez que Fidel esteve para aí uns 150 anos à frente do regime comunista da ilha e os seus discursos começavam às sete da manhã e terminavam por volta das oito... do dia seguinte.

16 comentários:

  1. Sabes que eu tenho uma teoria que ninguém compra, não entendo porquê! Eu acho que o Fidel já se finou há mais tempo, e quando digo há mais tempo não quero dizer que o bacano morreu na 2ª feira e não na 6ª feira como foi anunciado, acredito piamente que o mesmo já não está entre nós (salvo seja) já há uns bons 6 a 7 anos. Provavelmente finou-se quando tentava ensaiar um dos seus discursos de... you know... que demoram esse tempo todo que indcaste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa teoria está bem arquitectada, está! Mais um dado importante para fortalecê-la: o Marcelo anda tão deslumbrado e tão "olha para mim todo popstar" que nem viu que teve um encontro com um boneco de cera em vez do Fidel em carnuça e ossadas! Ai, este Marcelo só se mete em coisas de... you know! =P

      Eliminar
  2. tosse cagalhoeira, é Top! (não ouvia há séculos) :)))

    [LR, volte-face logo depois de Cohen será?! não pode tocar sempre aos mesmos, ora :)]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aqui todo um baú com expressões a cheirar a naftalina =P
      Sim, sim! Esperemos que a ida deste indivíduo marque um ponto de viragem. Não pode calhar só aos bons, não é?

      Eliminar
  3. Tudo explicado, portanto. Agora faz muito mais sentido :p

    r: Extremamente difícil, até porque não é algo que controlamos a 100%

    Como se costuma dizer, «parar é morrer»!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vês, é aqui que encontras resposta para as grandes dúvidas da actualidade =P

      Eliminar
  4. imagina se o encontro tivesse sido há um mês à frente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, não sei se quero imaginar. É capaz de estar bem para lá da minha capacidade imaginativa =P

      Eliminar
  5. Sabes o que te digo?

    http://s3-eu-west-1.amazonaws.com/jamieoliverprod/_int/rdb2/upload/1210_1_1403270977_lrg.jpg

    If you know what I mean. AHAHAHAHAH

    PS. Acho que uma determinada pessoa te enviou um determinado e-mail.

    ResponderEliminar
  6. Eu pensava que que homem já tinha morrido há bué!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oficialmente, ainda não tinha acontecido. No entanto, há quem duvide da data do óbito tal como tu =P

      Eliminar
  7. Como assim um alfacinha como tu diz (e conhece!) o termo "tosse cagalhoeira"? Mas que é isso de nos roubarem expressões assim? Quem deu autorização? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem lhe disse a si que a expressão foi roubada pela distinta malta da capital e dos arredores aos habitantes do Norte do país e que não sucedeu o contrário? Essa expressão sempre foi muito popular por aqui. Daí a minha contestação. Para mim, só se tosse cagalhoeiramente de Rio Maior para baixo =P

      Eliminar
    2. Em Leiria também há dessa tosse :D

      Eliminar
    3. Obrigado, Teresa, obrigado. És mais uma a mostrar a CERTAS PESSOAS que se acham donas e senhoras de determinadas expressões que estão bastante enganadas quanto à sua posse! =P

      Eliminar

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!