sábado, 20 de agosto de 2016

Devemos fazer o que a nossa vocação nos manda

O atletismo é a modalidade-rainha nos Jogos Olímpicos. Dêem as voltas que derem, vão à Lua e voltem, virem o mundo de pernas para o ar, mas o atletismo é aquela coisa que capta a atenção das pessoas acima de qualquer outro desporto nas Olimpíadas e não há discussão quanto a isso. Tanto assim é que dou por mim a dar mais atenção ao Usain Bolt a correr desvairado pela pista fora do que à Érica Fontes a fazer contorcionismo da cintura para baixo lá naqueles filmes culturalmente riquíssimos em que participa.
Mas o meu foco não se limita à corrida. Também os concursos de lançamentos conseguem granjear o meu interesse. Para lá da técnica, da força e do equilíbrio de cada atleta, há um pormenor ao qual dou muita importância: o grito. Ouço-os a gritar como se fossem porcos a grunhir durante um orgasmo e não consigo deixar de pensar que aquilo serve para impulsionar um pouco mais o objecto arremessado, seja ele o disco, o dardo, o martelo ou o peso. Só assim se explica tamanho espectáculo vocal, capaz de provocar a surdez a quem esteja demasiado próximo na altura do lançamento.
Espanta-me por isso, que Portugal não seja uma potência nestas disciplinas. Com meninos como Eduardo Barroso, Marinho Pinto e Valentim Loureiro a colocarem os decibéis a níveis nunca antes atingidos, é um desperdício não os pôr a lançar coisas pelo ar. Tantos records mundiais que se estão a perder, senhores!

22 comentários:

  1. O grito... Nunca me ouviste ter um orgasmo pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ouvi? Assim de repente... não! Existe em formato digital? :P

      Eliminar
  2. No atletismo feminino, tínhamos em Júlia Pinheiro uma séria candidata ao ouro e outra que não me lembra agora o nome (só a vejo na TVI quando vou ao dentista) era prata garantida.
    Ainda no setor feminino, o Goucha era "gaja" para sacar o bronze nos saltos de cu para a "picha". eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta e meia, consegues fazer com que pense: "epá, como é que eu não me lembrei disto?" :P
      A Cristina Ferreira? Ui, a Júlia Pinheiro era menina para espetar com o martelo fora do estádio!
      O Goucha era moça para bater o record dessa especialidade. O maior número de saltos em menos tempo possível. Era dele :P

      Eliminar
  3. Bacaladitos do Putugal? Portoputas? Racistas e xenofobos? Racistas sim e xenofobos anti espanhois, anti-Brasileros, anti-pretos sim, sim, sim. Que disse voce?

    Um povo com muito ignoranca e racistas sim! E muitos mais em Canada e U.S.A. Ignorantes tanbem!! Sempre chorando e chorando do pasado...e nao pensam o merda do presente em Putugal. Porquê??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hã? Não percebi. Espera, espera. Vou buscar um tradutor especialista em atraso mental. Pode ser que ele consiga colocar esse monte de trampa em português.

      Eliminar
  4. Por acaso o atletismo também é o que mais me cativa nos jogos olímpicos, tal como disseste, muito provavelmente, acontece o mesmo com toda a gente. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Jogos Olímpicos são o espaço privilegiado para a ascensão das modalidades menos acompanhadas durante a maior parte do tempo. O futebol tem uma importância reduzida nas Olimpíadas e as outras modalidades, com o atletismo e a natação à cabeça, aproveitam muito bem este palco. Beijinhos e bem-vinda ;)

      Eliminar
    2. O atletismo fez o que fez ao Bruce Jenner...

      Eliminar
    3. Discordo. O que lhe fez aquilo foi a porrada que ele tem na cabeça. Ou ela! :P

      Eliminar
  5. Tenho que admitir que me deixaste a pensar :). Nunca tinha colocado o problema nesta perspectiva. Toca a fazer uma petição para colocar esta brilhante ideia em andamento, para ver se nos próximos, a coisa corre melhor :P Já agora o Castelo Branco parece-me também um bom candidato:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a vantagem de vir aqui. Abrem-se novas perspectivas. O problema é o grau de loucura que alguma dessas hipóteses têm incrustadas! :P
      Humm, com o Castelo Branco ia ser complicado... Participava no concurso masculino ou no feminino? :P

      Eliminar
    2. Concordo :) oh, quanto ao Castelo Branco, acho que nem ele sabe e sinceramente, na altura logo se via ;)

      Eliminar
    3. Ah, então era moeda ao ar. Se fosse cara, concorria pelos masculinos. Coroa, pelos femininos :P

      Eliminar
  6. Gostos muito das modalidades de ginástica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é interessante e é mais um exemplo de uma modalidade que consegue grande visibilidade nos Jogos Olímpicos.

      Eliminar
  7. Nos próximos devíamos experimentar com eles ;)

    r: Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que assim ganhemos mais qualquer coisinha, não é? :P
      De nada ;) Beijinhos

      Eliminar
  8. Acho que isso do grito nos lançamentos cá no nosso Portugal não era possível pois assim que começassem a haver muitos grunhidos, logo inventavam um imposto para quem mais grunhice. E qual era o resultado, qual era?? Um simples piu por cada lançamento, logo, nunca iríamos ganhar uma medalha que fosse... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm, eram capazes de abrir uma excepção para os "atletas de alta competição". Mas quem se armasse em engraçado e se pusesse a atirar discos e martelos a torto e a direito acompanhados do gritinho de forma lúdica ia comer com um impostozinho. Ah, pois ia! :P

      Eliminar
  9. Bora criar essa "nova" modalidade para eles, a ver se Portugal ai ganha medalhas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bora, bora! Vai tu à frente! Se abrirem a caça aos malucos, tu és a primeira a ser apanhada! :P

      Eliminar

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!