segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Pérolas a porcos e chocolate para brutos

A propósito do incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, a peça da CM TV sobre a tragédia histórico-cultural contém a seguinte referência ao que podia ser encontrado no interior do agora destruído edifício:
(...) e o Museu Nacional tinha cerca de 20 milhões de MATERIAIS expostos(...)
Deixar deslizar o dedo no comando da televisão e acertar no botão que sintoniza a CM TV é comprar bilhete para entrar noutra dimensão, onde tudo é aprendizagem e aquisição de conhecimento. Não só fiquei a saber que "aquilo" que encontramos dentro de museus e estruturas destinadas a servir o mesmo propósito são então materiais como ainda passei a compreender que os mesmos são quantificáveis deste modo: um material, dois materiais, três materiais, vinte milhões de materiais.
É desta forma que um dos canais com maior audiência na televisão por cabo aborda os temas relacionados com a cultura. De resto, com o mesmo nível de precisão jornalística com que, momentos antes, descreve o caso de uma auxiliar de educação que deu uma lambada numa criança de um infantário em Castro Marim.
Já agora, deixa-me ir ali ao frigorífico ver quantos materiais lá encontro para poder lanchar. Uns três, com sorte.

2 comentários:

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!