segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O que eles querem sei eu!

O plágio é o género musical preferido dos artistas portugueses. Depois do escândalo envolvendo o rei do azeite nacional em forma de música, Tony Carreira, agora é Diogo Piçarra a ser acusado de copiar composições originais de outos autores.
O cantor concorreu ao Festival RTP da Canção com "Canção do Fim", que é em tudo semelhante a um cântico da... Igreja Universal do Reino de Deus. O caso assumiu ainda maior dimensão porque Diogo Piçarra foi o grande vencedor da segunda semi-final do festival, atingindo a pontuação máxima.
A IURD já fez saber que quer ser ressarcida. Diz-se até que o músico já foi visto a rondar as instalações de algumas instituições de acolhimento de crianças desfavorecidas.

16 comentários:

  1. estive a ver no telejornal, a música é igualzinha...

    ResponderEliminar
  2. A melodia pode ter parecenças, tudo o resto distancia-se! E acredito totalmente na palavra do Diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melodia não tem parecenças nenhumas... A melodia é simplesmente igual. E se não se distanciasse do original, então não podia mesmo participar no Festival da Canção. Como o nome indica, aquilo é um festival, não é a homilia de domingo.
      Ah, o Diogo disse, logo é verdade. Olha que o Sócrates também anda a dizer que não é corrupto e o Pedro dias que não matou dois civis desarmados. Já agora, quem está a escrever isto é a princesa Diana e eu sou a Linda Reis. É bom que acredites nisso também.

      Eliminar
  3. Não sei quem é o Diogo Piçarra, nem conheço a canção.
    Já agora, gostava de saber quando é o Festival da Canção em Lisboa. Prometi ir aí, caso a canção portuguesa ganhasse, porque nunca pensei que isso acontecesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal. A fama do rapaz não chega sequer a Badajoz. A final é em Maio, mas não sei em que dia é.

      Eliminar
    2. O Festival Eurovisão da Canção realiza-se em Lisboa, com a Grande Final a 12 de Maio 2018.

      Não encontrei quem vai representar Portugal desta vez.

      Eliminar
    3. A não ser que pesquisasses no site de algum médium que se atrevesse a adivinhar quem será o representante português, não tens como saber. Isto porque só será escolhido mo próximo domingo, em Guimarães. Este Piçarra ganhou a segunda semi-final, como fiz referência no post.

      Eliminar
    4. Mas o Diogo já está fora de jogo, não é verdade?

      Eliminar
    5. Não, não está. Por agora, a organização está apenas atenta ao caso.

      Eliminar
    6. O Diogo Piçarra já anunciou nas redes sociais a sua desistência.

      Plágio ou não? Quem votou numa ladainha tão doce que enjoa o mais desprevenido?

      Ainda não ouvi as canções alemães. Receio que não sejam melhores do que as portuguesas.

      Eliminar
  4. Acreditas que quando acabei de ler o teu texto o meu vizinho colocou a música do Diogo aos berros? Ri-me tanto com a coincidência, parece bruxaria xD
    Mas agora a sério: já me aconteceu escrever um texto que era basicamente igual ao de outra pessoa, quando eu nem sequer conhecia a pessoa nem o seu trabalho. Quando me apercebi da semelhança nem consegui reagir, porque a situação vista de fora dava a entender que eu copiei. Talvez algo de semelhante se tenha passado com o Diogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, pois. Vou dizer-te como é que aconteceu. Tu não sabes, mas eu ando a espiar-te. Quando vi que estavas a ler o texto, liguei para o teu vizinho para ele pôr a canção a tocar e para tudo isto parecer uma conspiração do cosmos. Creepy, não é? =P
      Eu dou o benefício da dúvida ao rapaz, mas acho que é muito mais fácil escrever um texto idêntico ao de alguém (a escolha do mesmo tema é uma coisa normalíssima e podem existir duas pessoas a pensarem e a escreverem de forma semelhante) por simples coincidência do que compor uma melodia exactamente igual a outra sem nunca a ter ouvido, como alega. É que aquilo é igualzinho e parece-me muito estranho que se componha um tema igual a outro por um terrível acaso. Pelo menos, acho que devemos pôr a hipótese de ser mesmo plágio.

      Eliminar
    2. A situação dele é muito complicada, mas produzir uma música igual a outra sem nunca a ter ouvido não é impossível. Ainda por cima da IURD? Credo, eles ainda se vingam, raptam-no e põem-no ilegalmente para adopção xD
      Eu não sigo o trabalho dele, até porque o género musical que gosto é totalmente diferente, mas não estou a ver alguém, a construir actualmente a sua carreira, a deitar tudo a perder por causa de uma música para a Eurovisão.

      Eliminar
    3. Não é impossível, mas é dez vezes mais complicado do que produzir um texto semelhante ao de outra pessoa. A IURD trata-lhe da saúde. Por isso é que eu digo que ele já está a tentar desenrascar-se junto de alguma IPSS para ver se saca uma criancinha para a entregar aos pastores vasectomizados =P
      Parece improvável que o rapaz caísse nessa esparrela, mas alguém diria que os Coldplay plagiariam o Jimmy Hendrix no "Viva la Vida", por exemplo? Não posso dizer que ele seja culpado, é claro, mas pôr as mãos no fogo por ele... naaaah!
      O género musical não é o teu preferido? Como te compreendo, como te compreendo... =P

      Eliminar
  5. O que é pior? Gostar da música ao ponto de a ter como favorita ou... Sei lá 😵

    ResponderEliminar

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!