segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Magos da literatura na sociedade unipessoal

Podem até dizer que sou preconceituoso nesta matéria e eu, num dia de boa disposição e alcoolicamente bem preenchido, até posso concordar com vocês, mas a verdade é que raramente me engano quando acho que vou descobrir pérolas comunicacionais numa oferta de emprego apresentada por uma empresa chamada "Primeiro Nome Segundo Nome Apelido - Soc. Unipessoal". O meu faro canino para dar de trombas com estas maravilhas é tão bom, mas tão bom que só fico a lamentar que não seja de igual qualidade no que diz respeito à prospecção de petróleo... e às gajas... e à qualidade dos jaquinzinhos... e a uma data de outras merdas que, no fundo, fazem de mim um zé-parvo de primeira! Tivesse eu habilidade também para essas matérias e haviam de ver! Não havia Rhondas Byernes que me segredassem soluções milagrosas para desgraças pessoais!
Bom, prossigamos. Prossigamos que são horas de almoço e os jaquinzinhos moídos estão à minha espera. O bom do anúncio do nosso amigo e da sua sociedade unipessoal, oferecendo um lugar no departamento de Relações Públicas, apresenta, às páginas tantas, a seguinte exigência: Pretende-se candidato com apresentação cuidada, licenciada...
E aqui parei de ler, cerrei o punho e disse para mim mesmo: tu és tão bom nisto, Lápis Roído! Então não se estava mesmo a ver que ia haver espalhanço num flick-flack encarpado à rectaguarda? Cá está! Um empresário à procura de um colaborador que tenha uma apresentação licenciada. Tenho perguntas para si, senhor Primeiro Nome Segundo Nome Apelido da Sociedade Unipessoal, como é que o senhor sabe se a apresentação dos candidatos é ou não licenciada? Vai pedir o certificado de habilitações da apresentação? Vai perguntar na entrevista à apresentação se gostou da licenciatura que frequentou e se gostou do tempo em que esteve na universidade, só naquela de quebrar o gelo? E como irá o senhor testar as competências adquiridas na licenciatura pela apresentação? Ai, senhor, esclareça-me rapidamente! Os meus testículos estão, neste momento, revoltos de tanto ansiarem pelos seus esclarecimentos.
Mas olhe, enquanto espero e não espero, vendo-lhe um conselho assim para o baratucho: em vez de recomendar apresentação licenciada, assim à laia de empresário de palito ao canto da boca, experimente frequentar uma licenciatura em apresentação daquilo que escreve. Mas olhe outra vez, mais uma recomendação: não faça como o Relvas. Tal como apresentar a experiência como presidente do Rancho Folclórico de Pombal não serve para conversão em créditos académicos, a experiência como empresário de sociedade unipessoal (cujo nome fica a dever uma fortuna à criatividade e cuja elaboração de textos para inserir em ofertas de emprego deve o cérebro ao estudo científico) também não lhe vai servir de grande coisa.

10 comentários:

  1. Isso é mesmo verdade? Há com cada coisa! :P e como é possível que um nome desses seja aceite como nome de uma empresa, ou de uma sociedade, ou lá o que isso é?! :P Inacreditável...
    Igualmente inacreditável é que o teu faro canino não te ajude com os jaquinzinhos. Logo com os jaquinzinhos, essenciais nesta vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecendo impossível, é mesmo verdade. Existem pérolas destas nos sites de emprego =P
      Realmente, o meu faro canino devia ajudar-me numa série de coisas essenciais para a vida humana e só me é útil naquilo que não interessa =P Jaquinzinhos, por exemplo, mas também podia ser petingas =P

      Eliminar
  2. Jaquinzinhos moídos? Isso é que não! E já agora, onde é que há dessas licenciaturas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos trocar por sargos congelados há três semanas, não tem problema =P
      Pois, essa questão devia ser colocada ao senhor Coiso. Ele deverá ter uma resposta para ti. Eu é que não =P

      Eliminar
  3. Uma pessoa com uma apresentação licenciada eleva a entrevista a todo um novo nível!
    Não me parece de todo que sejas um zé parvo de primeira, nem tão pouco de segunda ou terceira. Diria antes que tens qualidades acima da média e um jeito nato para descoberta destas pérolas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não? Eu acho que é contratado na hora! É só preciso dizer que tem uma apresentação licenciada que fica logo nos quadros da empresa com um salário aí de uns 200€ ou assim =P
      Deixa-me ser zé-parvo, vá. Assim tenho uma bela capa para continuar a dizer parvoíces sem ninguém a chatear-me =P Estragas-me com elogios, menina. Qualquer dia não passo nas portas =P Beijinhos ;)

      Eliminar
  4. Acho que o que o gajo queria dizer é que, além de uma apresentação cuidada, exige que a mesma (apresentação) seja licenciada... sei lá... pela câmara, ou pela junta de freguesia, não vá um candidato "apresentar-se" em pijama, ou em cuecas. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então era isso... E eu a pensar que se tratava de formação académica! =P
      Ele exige mais à apresentação que o António Costa exigiu àquele adjunto cábulas para integrar o Governo =P

      Eliminar
  5. Estou mesmo a ver a pessoa, um homem, com certeza, muito inteligente, por sinal, bem, era um homem..., mas estava ele a preencher e dizia lá para escrever o Primeiro Nome e ele escreveu... Primeiro Nome, fez o que lhe mandaram!!! :p
    Quanto a apresentação, depois do episódio anterior, até admira licenciada estar bem escrito lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, calma! Convém aqui esclarecer este ponto (até porque deixei a mesma impressão à Estudante): o nome da empresa não é "Primeiro Nome Segundo Nome Apelido". O nome da empresa é coincidente com os primeiro e segundo nomes e apelido do proprietário da mesma. Como sou um rapaz com escrúpulos (para além de talentoso =P), achei que devia manter o nome do homem e da empresa no anonimato. Revela falta de criatividade da parte do senhor, é um facto, mas alivia a suspeita de atraso mental que sobre ele pairava. =P

      Eliminar

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!