sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Justo ao máximo!

A manifestação dos taxistas no início desta semana foi todo um fartote de... como hei-de eu chamar-lhe? De inopinados acontecimentos, vá. Gosto muito de usar recursos estilísticos e o eufemismo é um dos meus preferidos, mesmo quando o tema orbita em torno de fogareiros. E como é preciso cuidado para não nos queimarmos com fogareiros em brasa, acho que enveredei pela via mais inócua.
Mas voltando à "vaca fria" (quietinha, senhora Merkel! Não é nada consigo!), a manifestação foi muito rica. Ela foi carros vandalizados, ela foi gritos e impropérios, ela foi elementos de claque ressacados com a falta de chapada durante o fim-de-semana, ela foi tochas incendiárias, ela foi a Fátima Campos Ferreira em modo Godzilla num ecrã gigante em pleno centro de Lisboa, ela foi presidentes de associações defensoras dos direitos dos taxistas (nenhuma alusão velada às associações de defesa dos direitos dos animais, suas mentes ímpias) a dizerem pela alvorada que ninguém os tiraria dali e às duas da manhã a mandarem os colegas fogareiros para a caminha que os senhores da polícia já tinham olhado demasiadas vezes para o relógio da rotunda e não conseguiam manter o cacetete inerte durante mais 10 minutos... Enfim, um verdadeiro banquete para quem enche o bandulho de idiotices. Bem comparado, uma pessoa gulosa por estupidez era bem capaz de ficar um Malato pré-cirurgia de apertão no estômago.
No entanto, o pináculo do atraso mental (num dia em que a Serra da Estrela pareceu uma mera lomba rodoviária por comparação à dimensão da patologia psiquiátrico- taxista) foi a declaração de Jorge Máximo, eterno companheiro de "Barbas" no afagamento de pilosidades faciais, emborcanço de copos de três e arremesso de cascas de tremoço às focinheiras de não partidários dos seus ideais benfiquistas. Pois diz o distinto verme... perdão, conhecido taxista que, e passando a citar, «as leis são como as meninas virgens: são para ser violadas».
Chupem, americanos! Vocês têm o Trump, nós temos o Máximo! Para além do grau superlativo no apelido, ainda conduz melhor que esse burgesso, tenho a certeza. Mais: no afanamento de carteiras de turistas zé-parvos por via de corridas excessivamente longas é imbatível. Fique esse labrego desse Trump a saber que os seus compatriotas já foram à Lua, mas foi de foguetão. Queria vê-los a irem lá de táxi, como já fez o nosso Jojó, a partir do aeroporto e com um monhé no banco de trás, que só queria ir visitar os Jerónimos e a Torre de Belém. E, vai-se a ver, na porrada, no tête-a-tête, também lhe dá uma abada. Ah, pois, que ao Máximo ninguém lhe desfaz o bigode. Nem à lei de Tomahwak.
Com toda a sinceridade, este homem merecia um prémio. Mas um prémio daqueles que ninguém contesta a justiça da sua atribuição. Na minha humilde opinião, era levá-lo numa visita à África profunda como recompensa por tanta nobreza de carácter demonstrada. Entregue a meia-dúzia de simpáticos congoleses... ou sudaneses... ou moçambicanos... ou senegaleses... ou togoleses, era dizer aos anfitriões: o rabo do nosso valentaço é como o cofre secreto do Ricardo Salgado: é para ser arrombado!
Então, Lápis? Para onde foi o eufemismo? Queiram perdoar, mas bebi daquele chá que os taxistas tomam em abundância, feito à base de cevada, e a deriva para a escrita pomposa perdeu-se na loiça sanitária por excreção urinária.

25 comentários:

  1. Percebo-te perfeitamente! Esta manifestação sem sombra de dúvida que foi muito má para a reputação dos táxistas. Como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais.. Mas a opinião geral ficou pautada por afirmações como as que foram proferidas e que chocaram! Se a UBER já estava a ser preferida em detrimento dos táxis, diria que esta jogada não foi nada inteligente..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabes o que é pior? É que eles até têm razão na contestação que têm feito. As plataformas não podem andar por aí sem estarem devidamente legalizadas e a beneficiarem com isso. Mas as pessoas estão tão fartas do chico-espertismo dos taxistas que já nem querem saber do facto de estarem a ser prejudicados. Andaram anos e anos à vontade porque não tinham concorrência, faziam o que bem lhes apetecia e ainda gozavam. Não se podem queixar de estarem agora a ser ultrapassados. Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. Se na UBER e afins é que há regalias, porque não vão para lá??

    Do que ouvi no Prós e Contras, senti que aqueles senhores taxistas pareciam umas criancinhas a bater o pé, quando fazem birras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como respondi à Chic'Ana, digo-te que eles têm razão no protesto. A forma como apresentam os argumentos e se manifestam é que é completamente despropositada. As plataformas têm de estar legalizadas, mas o número de veículos que andam na estrada não pode estar limitado como os taxistas pretendem.

      Eliminar
  3. Eu tenho que me rir com a forma como escreves (pré apertão no estômago? AHAHAHAHAH) , pois é, as virgens , coitadas. Os taxistas foram um nojo, não é desta forma que se reclama direitos, com ofensas, violência e destruição de outros veículos. E envergonham os poucos que querem trabalhar e não querem problemas com outras ofertas... Estão mal habituados.E mal educados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi a cirurgia que ele fez? :P
      Não podia estar mais de acordo. É sempre aquela falta de educação que fica patente de cada vez que abrem a boca ou agem para defender a sua posição. É evidente que não se pode generalizar, mas que a maioria vai ao encontro do estereótipo do taxista que entretanto se criou, isso vai. É pena que comam os justos pelos pecadores, mas sempre foi assim.

      Eliminar
  4. Ao menos valha-nos a tua boa disposição,:-)

    Beijoos
    Anjinha Sexy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para contrariar o ar carrancudo e fanfarrão da maioria dos taxistas :P Beijinhos

      Eliminar
  5. Ninguém se entende! Ou sou eu k não entendo :)))

    Um Beijo melado para TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não. Estás certa. Ninguém se entende e nós temos de nos esforçar para entender. É tudo muito complexo :P Beijinhos para ti

      Eliminar
  6. Olá, LR! :)

    Não sei bem do que andarei sequiosa, mas a avaliar pelo que já me ri, deverá ser de boa disposição, certamente! O que gostei de 'ver' a Fátima Campos Ferreira em modo Godzilla...de saber que o cacetete dos polícias não conseguia ficar inerte durante mais de 10 minutos...da 'alvorada do dia' lol...mas o que me fez rir a bom rir foi a visão do Malato pré-cirurgia do apertão no estômago.:)

    Quanto ao resto, e o resto são esses tipos execráveis que mencionas no final, acho que ficariam bem com um arrombamento à bruta do cofre do RESS, sim!!
    Parabéns pelo texto que me proporcionou umas sádias risadas.
    A escrita pomposa? Por vezes sabe bem mandá-la pela sanita abaixo, como dizes!

    Beijinhos da Maria.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria! Ora se é disso que andas sequiosa e se é na minha baiuca que te satisfazes, só posso ficar contente! A satisfação do leitor é o orgulho do palhaço :P
      Os Jojós desta vida não merecem outra coisa que não seja um arrombamento de cofre, pé-de-cabra incluído :P
      Muito obrigado pelos elogios e pela visita, Maria :) Um beijinho

      Eliminar
  7. Já andava a estranhar não teres dado uma carga de porrada nos fogareiros.
    "Prontus", mas valeu a pena. E digo mais: a tratar assim da saúde aos taxistas e da maneira que as coisas andam prós lados da Escandinávia, não me admiraria se pró ano fosses galardoado com o Nobel da medicina. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais vale tarde que nunca. Andei a recolher material :P
      É uma forte possibilidade. Ou isso ou ganhar o Nobel da Música (prémio que devia ser entregue a partir do próximo ano) com os textos que escrevo. Mas sobre assunto também não perdes pela demora. O desnorte que vai no Norte da Europa também merece uma chalaçazita em breve :P

      Eliminar
  8. Nem consigo ter palavras para tanta falta de humanidade!

    r: Às vezes não é possível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu consigo. Por isso é que sou o "King" :P
      É sempre possível. Terás é de lidar com as consequências, pois claro.

      Eliminar
  9. Causou-me muita revolta aquele taxista que disse:as leis são como as meninas virgens, são para serem violadas. Muito infeliz mesmo, mas o resto...parecia uma casa dos segredos na rua ahah

    Beijinho,
    Daniela Silva
    ❀ Diamonds In The Sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só elevação quando os taxistas se põem a reivindicar. Estivessem eles quietinhos e grajeavam mais simpatia. :P Beijinhos

      Eliminar
  10. r: E depois lá se vai a porta e ponho-me em prejuízos :o
    Nem sempre justificam!

    ResponderEliminar
  11. como mulher que sou, vomitei na minha própria boca ao imaginar aqueles pintelhos faciais a roçar a minha pele caso algum dia tivesse o azar de andar com ele de taxi... é com cada barbaridade que esta gente diz, depois ainda se fala tão mal dos americanos!
    beijinhos, Noelle :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, como é isso possível?! Vomitar com uma imagem dessas? Com um homem tão charmoso? Eu próprio estou capaz de rever a minha orientação sexual só para ter o prazer de um convívio íntimo com aquele senhor :P Beijinhos

      Eliminar
  12. Concordo com a concorrência, melhora e regula os serviços, dá opção de escolha. Acho que as condições de uns e de outros deviam ser iguais. Ok com as manifestações de desagrado, mas nunca da forma como o fizeram. Perderam muitos pontos, acho até que conseguiram o contrário do que queriam. Mas eu sou suspeita, vivo na província, não utilizo nenhum deles :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu concordo com aquilo que dizes. Eles têm razão quando dizem que as plataformas têm de ser reguladas e regularizadas. O Governo também não lhes nega essa pretensão. O problema é que essa reivindicação esconde o verdadeiro propósito do protesto: acabar com a Uber e com a Cabify. É que depois das garantias que lhes foram dadas acerca da necessidade de tornar as plataformas legais, logo apareceu a proposta de limitar a frota dessas plataformas. Ou seja, os taxistas não querem é concorrência.
      A manifestação, bem vistas as coisas, acabou por não ser grande surpresa. Estamos a falar de taxistas e boa parte deles não são modelos de virtudes. Apesar de também viver na província, já os conheço de ginjeira. A experiência na capital deu-me umas luzes sobre o carácter de muitos destes meninos...

      Eliminar
  13. Os taxistas sao todos iguais, pensam que toda a gente ta do lado deles... olha so o exemplo da fulana (taxista) da casa dos segredos... pensa que tem a razao toda do lado dela e só se f... lixa xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos iguais não serão. Uns têm bigode, outros têm cruzes de ouro ao pescoço. Enfim, cada um com as suas particularidades :P
      Na quê? Casa dos quê? Não sei o que é... É um programa de televisão? Ah, que pena só ter três canais na minha televisão :P

      Eliminar

Se vêm para contestar, fiquem quietinhos e caladinhos. Isto não é minimamente democrático e quem manda aqui sou eu! Por isso, só são permitidos afagamentos de ego, mas com jeitinho! Demasiada fricção deixa-me o pelo eriçado, tipo gato assanhado. Não é bonito!